Radioterapia mais adequada – IMRT

16 de março de 2017

ACJ - Blog - Radioterapia mais adequada - IMRT

“A radioterapia é um tratamento que utiliza radiações ionizantes, um tipo de energia direcionada.
Essas radiações não são visíveis e, geralmente, a paciente não sente nada durante a aplicação.
Existem diferentes tipos de radioterapia. A radioterapia convencional ainda é bastante utilizada no Brasil, mas é a técnica mais antiga, que pode ser considerada inadequada para o tratamento de alguns tumores. Há, também, a radioterapia conformada em três dimensões, que oferece a proteção das áreas que não devem ser irradiadas; e a radioterapia de intensidade modular do feixe – IMRT, capaz de concentrar uma maior dose de radiação no alvo (tumor) e preservar os tecidos normais, diminuindo a toxidade do tratamento e, consequentemente, os efeitos colaterais a curto e longo prazo.
Apesar de já ser utilizada no país há mais de 16 anos e dos benefícios que a radioterapia IMRT oferece à saúde da mulher para o tratamento de alguns tumores específicos, ainda existem negativas de cobertura para esse tratamento em casos de câncer de mama e de útero.”

 

capa-ebook-saúde-direito-mulherO texto acima é reprodução do E-Book “Saúde – Um Direito de Todos, Um Direito da Mulher”, de autoria da advogada Claudineia Jonhsson, especialista em Direito à Saúde e sócia da Araújo, Conforti e Jonhsson – Advogado Associados.

Quer saber mais? Clique na imagem da capa do E-book e faça o download gratuito e integral desse trabalho.

Lá você terá acesso a informações sobre os direitos da saúde da mulher e como fazer valer esses direitos. Planos de Saúde, tratamentos através do SUS, direitos e benefícios sociais dos portadores de graves doenças, entre outros temas relevantes.

 

dra. claudineia jonhsson

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA

Categorias

Blog,Sem categoria

deixe o seu comentário