REAJUSTE ANUAL DOS PLANOS DE SAÚDE DA QUALICORP

26 de junho de 2018

Julho é o mês de aniversário – e também do reajuste – do plano de saúde coletivo por adesão da Qualicorp, que reúne em um só contrato mãe, subapólices de diversas entidades de classe, que representam professores, engenheiros, administradores, comerciários, advogados, médicos, entre diversas outras categorias profissionais.

Neste ano de 2018, o índice do reajuste ficou acima de 17%, índice esse que assustou os consumidores, já que a inflação acumulada no mesmo período ficou em torno de 3% e o reajuste da remuneração do consumidor não chegou nem perto do índice de reajuste do plano de saúde.

Ciente de que muitos consumidores não conseguirão manter seus planos de saúde, a Qualicorp, que vem perdendo muitos clientes, ofereceu algumas alternativas para migração para outros planos de saúde também administrados pela Qualicorp.

OPÇÕES DE PLANOS DE SAÚDE OFERECIDAS PELA QUALICORP

Ao contatar a Qualicorp para pedir informações sobre essas alternativas, o consumidor tem sido informado de que é possível fazer a alteração do plano de saúde, com redução da mensalidade, mas ele terá que assinar um novo contrato, com imposição de novos prazos de carência. Em alguns casos, a Qualicorp informa que existe a possibilidade de redução de carências, mas o consumidor deve ficar atento.

Em muitas situações, a operadora de saúde e/ou a administradora de benefícios pode até mesmo isentar o consumidor do cumprimento das carências regulares, mas ela NÃO VAI EXCLUIR E NEM REDUZIR O PRAZO DE CARÊNCIA PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS PREEXISTENTES, QUE É DE 24 MESES e muitas vezes omite essa informação do consumidor.

Se, na troca de plano, pedirem para preencher e assinar a declaração de saúde, é porque será exigido esse prazo de carência para doença preexistente.

A solução para esse problema é exigir a troca de plano de saúde mediante portabilidade, caso o consumidor preencha os requisitos (Leia mais sobre como fazer a portabilidade em: Portabilidade de carências do plano de saúde).

Para os planos de saúde administrados pela Qualicorp e que irão sofrer o reajuste em julho/2018, o prazo para a portabilidade, também chamado janela de transferência, se inicia em 01/07/2018 e vai até 31/10/2018.

deixe o seu comentário

  • Maria Cristina S Cris (02/07/18)

    Quando vocês irão atender o telefone ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? 40044400. VOU LEVAR A CONHECIMENTO DAS REDES SOCIAIS . MUITO OBRIGADA

  • Rodrigo Araújo (02/07/18)

    Olá Sra. Maria Cristina.
    Tudo bem?
    Aqui é um escritório de advocacia e o artigo que a senhora leu apenas esclarece como funciona o reajuste da Qualicorp, empresa com a qual não temos nenhuma relação.
    Esse telefone informado no seu comentário (4004-4400) é da Qualicorp e, de fato, é bem difícil conseguir ser atendido.
    O nosso telefone (Araújo, Conforti e Jonhsson – Advogados Associados) é (11) 2500-3029 e (61)3181-0461 e está funcionando regularmente.
    Apenas reitero que não temos nenhuma relação com a Qualicorp. Ao contrário, somos bastante críticos do trabalho desempenhado por eles.

    Atenciosamente,