Palestra – Direitos do Paciente com Câncer e o Papel do RH

08 de novembro de 2016

palestra_manaus

No dia 27 de outubro, os advogados Rodrigo Araújo e Claudineia Jonhsson, sócios da Araújo, Conforti e Jonhsson – Advogados Associados, foram à Manaus para falar sobre direitos do paciente com câncer e o papel do RH.

O RH tem a função de cuidar de pessoas e o empregado que descobre o diagnóstico de câncer precisa de cuidados muito especiais, que não se limitam, meramente, a efetivar direitos trabalhistas ou intervir para que o empregado tenha acesso a alguns direitos sociais, tais como auxílio doença, aposentadoria por invalidez e o saque antecipado do FGTS.

O RH pode ir além. Ele pode ajudar o paciente a tomar conhecimento de diversos direitos estabelecidos em nossa legislação que objetivam viabilizar o tratamento médico e até mesmo as condições para que o paciente possa ter acesso a esse tratamento.

O RH também pode promover campanhas regulares de conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Na primeira parte da palestra, o advogado Rodrigo Araújo abordou esse enfoque. Os empregadores, através do RH, fazem parte do sistema de saúde do país, pois são responsáveis pela maioria dos beneficiários de planos de saúde no país.

Além desse relevante papel do setor empresarial, ele também recebe a missão de orientar o empregado paciente portador de câncer da forma mais completa possível, auxiliando-o a entender a doença, a adotar medidas preventivas e a diagnosticá-la o mais cedo possível quando a prevenção falhar ou não for possível.

deixe o seu comentário