Mastectomia preventiva

08 de março de 2017

ACJ - Blog - Mastectomia Preventiva

“A cirurgia de mastectomia preventiva consiste na retirada da região interna das duas mamas, ou seja, da glândula mamária juntamente com os ductos mamários, que são os locais onde pode ocorrer a formação de um tumor.
A cirurgia é bem delicada do ponto de vista emocional, já que a mulher será mutilada apenas por apresentar fatores de risco da doença (pertencer à família com histórico de câncer de mama ou de útero) e mutação dos genes BRCA1 E BRCA2. Por isso, a cirurgia deve ser indicada mediante critério médico e com o consentimento informado da mulher.
Os planos de saúde, recentemente, também foram obrigados a garantir a mastectomia profilática para as pacientes que apresentarem mutações patogênicas nos genes BRCA1 ouBRCA2, mesmo que assintomáticas, bem como a cirurgia de reconstrução mamaria, desde queindicada pelo médico assistente.
As mulheres que são usuárias do SUS e que apresentarem fator de risco devem procurar oserviço de genética.”

capa-ebook-saúde-direito-mulherO texto acima é reprodução do E-Book “Saúde – Um Direito de Todos, Um Direito da Mulher”, de autoria da advogada Claudineia Jonhsson, especialista em Direito à Saúde e sócia da Araújo, Conforti e Jonhsson – Advogado Associados.

Quer saber mais? Clique na imagem da capa do E-book e faça o download gratuito e integral desse trabalho.

Lá você terá acesso a informações sobre os direitos da saúde da mulher e como fazer valer esses direitos. Planos de Saúde, tratamentos através do SUS, direitos e benefícios sociais dos portadores de graves doenças, entre outros temas relevantes.

 

dra. claudineia jonhsson

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA

deixe o seu comentário

  • Alcione de castro costa (14/06/18)

    BOA NOITE TENHO A MINHA MAE QUE RETIROU A MAMA ESQUERDA E FUI DIAGNOSTICADA TAMBEM , EU QUERIA EU QUERIA SABER SE TENHHO DIREITO DE FAZER MASTECTOMIA TOTAL PELLO SUS DESDE JA AGRADECO

  • Rodrigo Araújo (14/06/18)

    Olá Sra. Alcione.
    Sim, a mastectomia parcial ou total, seguida de reconstrução mamária é disponibilizada pelo SUS, desde que haja pedido médico justificando a necessidade da cirurgia.

    Atenciosamente,