Artigos

Julho Verde – Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

05 de julho de 2016

Banner - 09

Julho é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço e o nome da campanha mundial é chamada “Julho Verde”.

Álcool e cigarro são os principais fatores de risco, principalmente para o câncer de boca, faringe e laringe.

Segundo dados do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, fumar causa 95% dos tumores de cabeça e pescoço e os homens respondem por mais de 70% dos casos diagnosticados.

Tumores de cabeça e pescoço são aqueles que têm origem na cavidade oral, seios da face, laringe, faringe e estruturas adjacentes, tais como glândulas salivares, vasos sanguíneos, músculos e nervos da região e na glândula tireoide, conforme informa o Instituto Vencer o Câncer.

O tratamento desse tipo de câncer, por sua vez, pode ser realizado através de cirurgia e/ou radioterapia e, dependendo do estágio, pode ser necessária a administração de quimioterapia e/ou imunoterapia, conforme muito bem explica o oncologista Dr. Fernando Maluf, em vídeo disponibilizado no link: http://www.vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-cabeca-e-pescoco-tipos-de-cancer/tratamento-4/

E, uma vez diagnosticada a doença, é importante que o paciente e seus familiares tenham acesso à informação sobre a patologia e respectivos tratamentos, da mesma forma que também devem ter conhecimento de quais são os direitos do paciente e como fazer valer esses direitos.

Para saber mais sobre seus direitos, faça o download gratuito de nossos e-books:

2016-07-05 (3)  2016-07-05 (1)  2016-07-05