Câncer hereditário de mama e ovário – Testes Genéticos

03 de março de 2017

ACJ - Blog - Mês da Mulher

“Já estão disponíveis na medicina testes genéticos que avaliam o câncer hereditário. O teste consiste na coleta de sangue com o objetivo de analisar o DNA da mulher e constatar possíveis alterações nos chamados genes BRCA1 e o BRCA2.
As mutações desses genes BRCA1 e BRCA2 indicarão que a mulher possui maior ou menor risco de desenvolver e transmitir geneticamente o câncer de mama e de ovário.
Desta forma, para as mulheres que se incluem no fator de risco (família com histórico de câncer de mama e de ovário), os testes genéticos relacionados ao câncer de mama e ovário hereditários são imprescindíveis para o diagnóstico precoce e, por consequência, para a celeridade do tratamento.
O teste genético para detecção de câncer de mama e ovário hereditários foi incluído no rol de coberturas mínimas obrigatórias da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 2014 e, por esse motivo, referido teste passou a ser coberto pelos planos de saúde, desde que recomendado por médico geneticista.
Apesar dos evidentes benefícios que o teste proporciona à saúde da mulher, o SUS, infelizmente, ainda não o disponibiliza.”

 

capa-ebook-saúde-direito-mulherO texto acima é reprodução do E-Book “Saúde – Um Direito de Todos, Um Direito da Mulher”, de autoria da advogada Claudineia Jonhsson, especialista em Direito à Saúde e sócia da Araújo, Conforti e Jonhsson – Advogado Associados.

Quer saber mais? Clique na imagem da capa do E-book e faça o download gratuito e integral desse trabalho.

Lá você terá acesso a informações sobre os direitos da saúde da mulher e como fazer valer esses direitos. Planos de Saúde, tratamentos através do SUS, direitos e benefícios sociais dos portadores de graves doenças, entre outros temas relevantes.

dra. claudineia jonhsson

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA

deixe o seu comentário